top of page

CAPADÓCIA, TURQUIA - A MAGIA SOB BALÕES

  • masf125
  • 20 de dez. de 2018
  • 5 min de leitura

Atualizado: 30 de abr. de 2019


Mais do que paisagens estonteantes, a Capadócia tem uma história mágica que lhe envolve tanto quanto essas paisagens. Sob o céu de balões ao amanhecer, suas casas esculpidas em pedras e suas cidades subterrâneas, ela nos conta sobre força e fé. Não deixe de conhecê-la de verdade. É necessário ficar para entendê-la. Dê ela o tempo que ela merece em sua viagem. Capadócia é uma grande experiência.

Três noites pelo menos, quatro, se possível. Bastante coisas para conhecer. O passeio de balão depende do tempo, não arrisque só ter um dia para ele.



Goreme, bom ponto de partida


Você poderá ficar em uma das cidades da região. Goreme é a central. É um vilarejo simples, com poucas ruas principais. Lá tudo é pertinho: restaurantes, lojas, hotéis e as agências de turismo que oferecem passeios de balão e excursões de um dia pelos arredores. Em Goreme você tem as casas esculpidas nas pedras que você estava procurando. O Museu a Céu aberto também é ali ao lado, dá para ir a pé. E se chegar de ônibus, a estação é bem no centro da vila.

Dois aeroportos possíveis, o de Nevesehir (40kms de Goreme) e o de Kayresi (76kms de Goreme) , ambos ficam a menos de duas horas de vôo de Istambul. Como a diferença de distância é pequena entre eles, escolha o que for mais conveniente de acordo com o vôo que você irá pegar. Você pode já deixar contratado um transfer pela internet ou fazer isso quando chegar no aeroporto.



Goreme

Se ficar em Goreme, escolha o hotel apenas pela comodidade desejada, já que a cidade é bem pequenininha. Você pode ficar em hotéis com quartos escavados nas pedras. Alguns deles ficam na colina e o acesso é um pouco cansativo.

Sunset Point

Escolha uma boa época para visitar a região. O verão (junho a agosto) é bem quente e cheio de turistas e o inverno é rigoroso. Mesmo no verão as noites são frescas e agradáveis.

A cidade tem muitos restaurantes e a comida na região é bastante saborosa. Claro, nunca deixe de comer as entradas e experimente o Pottery Kebab, carne e legumes cozidos em um pote de barro lacrado, aberto na hora de servir. Você encontra supermercados também.


Paisagem vista do Sunset Point

No final da tarde, prepare as pernas e suba até o Sunset Point. Com vista do vale ao redor, o pôr do sol lá é incrível. Depois, desça tranquilo pela cidade à noite e vá descansar no hotel. As noites lá são de descanso.




BALÃO – Passeio inesquecível



Você acorda de madrugada, ansioso. Come uma coisinha rápida e vai depressa para a porta do hotel, torcendo para o dia amanhecer bonito. Olha o relógio: quase na hora. Já observa o movimento de algumas vans passando apressadas. Olha o relógio novamente. A ansiedade aumenta. O céu vai começando a mudar de cor. Mais vans. E de repente, por trás da montanha, vai subindo um balão gigante. E mais outros vão aparecendo, muitos. Sua van parece demorar uma eternidade porque a vontade de estar em um deles é urgente. Medo? Só de perder o passeio, um dos mais especiais da sua vida.


Calma, ainda vai demorar um pouco para você entrar no balão. Quando chegar no local da sua saída, eles ainda irão encher o balão com ar quente e lhe dar instruções de como se comportar no passeio. No vale, muitos balões partindo. Quando o seu estiver pronto, você se encaixa no cesto. E aí, ele começa a subir.

Primeiro você olha para o céu e se surpreende com a quantidade de balões ao seu redor e depois você atenta à vista que vai surgindo abaixo. Tudo tranquilo, dá para absorver toda aquela paisagem. Pena que o passeio dura muito menos tempo do que você gostaria e logo você pousa do seu sonho, da mesma forma suave com a qual você decolou. Como o passeio é? Lindíssimo.






Então, prepare-se. Você compra o passeio de balão pela internet ou nas agências de turismo da região. O preço, na época em que viajei, ficou mais barato lá, sendo que conseguimos também um desconto no valor. Os balões saem ao amanhecer e os melhores horários são aqueles em que você vê o dia amanhecendo no balão mas, neste caso, parte do passeio pode acabar sendo feito ainda sem muita claridade. Escolha o que achar melhor. Torça para não chover (lá não é muito frequente) porque se isso acontecer o passeio é suspenso. Portanto, como você vai querer mesmo andar de balão, tente ficar pelo menos dois dias na cidade por garantia. Vans vão lhe buscar no hotel e levam você ao local da saída dos balões. Lá eles ainda estarão sendo preenchidos com ar.


Muitos, muitos balões no local. Leve um agasalho porque o ar lá em cima é mais frio. A subida é suave e não dá para ficar com medo. O cesto é dividido em compartimentos pequenos, o peso é bem dividido e você se sente seguro. O passeio é muito tranquilo bem como a aterrizagem. Você volta a tempo de ainda tomar café da manhã no hotel.






MUSEU A CÉU ABERTO DE GOREME



Patrimônio da humanidade pela Unesco, é visita obrigatória para quem vai à Capadócia. É um complexo de mosteiros escavados nas pedras por católicos que se refugiaram na região nos séculos X a XII. As igrejas tem afrescos rústicos pintados nas paredes. Há também casas que dão ideia das habitações no local naquela época.





Fica a uma caminhada de uns vinte minutos do centro de Goreme. No

caminho, você pode explorar um pouco a região ao redor.

Abre todos os dias.














CIDADES SUBTERRÂNEAS - Impressionantes


Não se sabe ao certo quando essas cidades começaram a ser construidas, provavelmente séculos antes de Cristo, e nem exatamente o porquê. Ao todo são cerca de 150 a 200 cidades subterrâneas na região. Durante muito tempo elas foram usadas como refúgio para populações inteiras, inclusive os cristãos. Uma das maiores poderia abrigar 20.000 pessoas ou mais, sim, é este número mesmo. Vários andares, túneis, sistemas de ventilação, quartos, cozinhas, estábulos. Todo um sistema para abrigar famílias e animais durante longos períodos.


Corredores nas cidades subterrâneas

Duas principais estão abertas à visitação, Kaymakli, a maior delas e Derinkuyu, a mais profunda. Esta última tem 20 níveis, apenas oito podem ser visitados. As visitas podem ser feitas sozinha ou com guia, o que é interessante para se entender o funcionamento do local, só que neste caso, como sempre, espere por uma visita muito mais rápida do que a que você gostaria. Se for por conta própria, procure ir logo cedo para evitar a multidão de turistas. As cidades tem algumas passagens estreitas e baixas, vá preparado.




Vales



Os nomes já encantam, Pigeon Valley, Love, Red, Rose, Devrent, Ihlara. Cada um com algo um pouco diferente e com paisagens muito bonitas. Tente conhecer ao menos o Pigeon.




Selime Monastery




Maior construção religiosa da Capadocia. Um monastério inteiro construido em uma montanha. Remontando do século VII é um complexo de inúmeras câmaras ligadas por túneis. A vista da montanha para o vale é muito bonita. O único problema é o acesso íngreme que tem que ser feito com cuidado.



Como conhecer a região


Agências de turismo não faltam. Como andar por conta própria na região pode ser um pouco complicado, você pode optar por excursões privadas, o que sempre é melhor, ou excursões em grupo, se não houver outro jeito. Os passeios de um dia são divididos em cores (vermelho e verde). Se só puder fazer um, leia com antecedência sobre eles para saber por qual você vai optar. Se for passear sozinho, há o Museum Pass Capadocia que vale bastante a pena.
















Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page