top of page

HIROSHIMA, JAPÃO - A NECESSIDADE DA PAZ

  • masf125
  • 9 de mar. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 1 de fev.



Sim, ir para Hiroshima é visitar um símbolo, e apesar de sua história, hoje ela é uma cidade pulsante, renovada, que não esquece o seu passado, o apresenta para que possamos entendê-lo e nos fala da importância de seguir em frente e se superar. Impossível visitar a cidade e não se emocionar com o que vê. Hiroshima nos incute a necessidade da paz. Uma viagem importante e inesquecível.



A CIDADE




A maneira mais prática de se chegar a Hiroshima é pelo Shinkansen (trem bala). A cidade fica a menos de uma hora e meia de viagem de Kyoto, duas horas e quarenta de Osaka e cinco horas de Tokyo. Bem, estando em Tokyo e só querendo ir para Hiroshima, você tem a opção de vôo de 1:30h mas provavelmente a cidade fará parte de um roteiro, então ficará fácil incluí-la no deslocamento de trem. Mesmo estando perto de Kyoto, o ideal não é fazer um passeio de um dia e sim ficar hospedado por pelo menos uma noite, melhor duas se for depois para uma cidade mais distante, porque não se visita só Hiroshima nesta viagem, você também irá para a ilha de Miyajima onde você passará um dia inteiro. Não vai querer fazer tudo correndo, não é? E outra, a cidade tem hotéis mais em conta que em outras regiões e você vai querer comer bastante okonomiyaki antes de ir embora.

Se chegar de trem, boa opção é ficar perto da estação JR, não é um lugar tão bonito, mas é bem prático e você não terá que se deslocar muito com suas malas. De frente à estação saem bondes que o levam ao centro da cidade e ao Parque da Paz. Um pouco confuso entender qual você terá que pegar mas como todos os turistas perguntam a mesma coisa, eles indicam certinho para você. Já saiba antes em qual ponto você irá descer. Chegar ao centro leva apenas alguns minutos porque a cidade é bem pequena. Outra opção é pegar o Hiroshima Sighthseeing Loop Bus que, para quem tem o JR Pass, é de graça. Ele é circular e pára nos pontos de interesse da cidade. O ponto final dele é junto à estação de trem, saída Shinkansen-Guchi, em frente ao Hotel Granvia.

A visita ao Parque Memorial e ao Museu da Paz é obrigatória. Após, se quiser, poderá visitar o Castelo de Hiroshima. O edifício original do século XVI foi completamente destruído na explosão da bomba e em 1958 foi reconstruído. Apresenta bonitas vistas da cidade. Se tiver mais tempo, visite os templos Mitaki-dera e Fudoim e o Shukkein-en Garden.




PARQUE MEMORIAL DA PAZ – Conscientização


Parque Memorial da Paz e Cúpula de Genbaku - Hiroshima - Japão
Cúpula de Genbaku no Parque Memorial da Paz

Domo - Cúpula de Genbaku - Hiroshima- Japão

No centro da cidade, em meio a muito verde e a monumentos em homenagem aos muitos que morreram na segunda guerra, temos o Museu da Paz e o Domo (Cúpula Genbaku) que foi o único edifício que resistiu próximo ao epicentro da explosão da bomba atômica. Entre eles, um parque bem cuidado, simbólico e, felizmente, explicativo. Inicie a visita pelo Domo e depois atravesse o parque em direção ao museu conhecendo todos os monumentos. A história deles sempre é contada em painéis. Frequente as homenagens que os japoneses, principalmente as crianças, fazem em cada um. Tem entrega de tsurus em homenagem à menina Sadako Sasaki na Estátua das Crianças da Bomba Atômica, os Sinos da Paz para se tocar fazendo com que o chamado da paz sempre seja ouvido, o Monte Memorial com cinzas de 70.000 vítimas não identificadas; a Chama da Paz, que ficará acesa até que as ameaças de armas nucleares ainda existam. Realmente, o coração aperta mas a emoção se dilui na beleza dos mais de 120.000 metros do parque.



PARQUE MEMORIAL DA PAZ, HIROSHIMA- JAPÃO
Monumento das Crianças à Paz

Tsurus
Tsurus para Sadako





PARQUE MEMORIAL DA PAZ DE HIROSHIMA, JAPÃO
Vista do parque


MUSEU MEMORIAL DA PAZ, HIROSHIMA- JAPÃO
Museu Memorial da Paz

Mas ainda tem mais: o museu. Apenas torça para não estar muito cheio ou com alguma excursão de crianças porque as salas são pequenas. Pegue o audio guia em português, que é gratuito, e faça a visita com calma. Neste museu, você entenderá como era a cidade, como foi a explosão da bomba atômica e suas consequências para a população. Em um bom estilo japonês, muitas histórias individuais serão contadas. São histórias de algumas pessoas adultas e crianças que estavam naquela cidade naquele dia e de como aquela explosão afetou o restante de suas vidas. Junto com as narrativas, roupas, brinquedos, utensílios daquelas pessoas são mostrados. As vítimas se tornam humanas e essa aproximação nos traz uma sensibilidade diferente de tudo o que aconteceu. Não importando as culpas, você sai de lá consciente de que isso não pode se repetir. Emoção bastante eficaz. Entregue-se.

Para chegar, desça nas estação de bonde Genbaku Domu Mae.






OKONOMIYAKI – Um sabor de Hiroshima



Okomomiyaki, um sabor de Hiroshima, Japão
Okonomiyaki

Segunda coisa importante para se fazerem Hiroshima: comer okonomiyaki.

Na verdade, o okonomiyaki é feito em todo o Japão mas em Hiroshima ele é um pouco diferente e é o prato típico da cidade. O que é isso? Difícil explicar. É uma espécie de panqueca fina com uma infinidade de coisas em cima que você pensa que não vai dar certo mas que no final, é muito bom. Geralmente você senta em frente a uma chapa quente que faz parte do balcão e o prato é preparado na sua frente com tudo que você pediu. E você come ali, na chapa mesmo. No cardápio, vários tipos de okonomiyakis. Fácil de pedir e melhor ainda de comer.

Onde você for na cidade, você vai encontrar. Há até um mini shopping, o Okonomi-Mura com três andares só de restaurantes de okonomiyaki. O lugar é simples, a entrada é meio estranha, mas a comida é boa. O endereço é 5-13 Sintenchi Nakaku, no centro da cidade. Dá para ir a pé do Parque da Paz.




Okonomimura, no centro de Hiroshima
Okonomimura, no centro de Hiroshima

Depois, dê uma voltinha no centro e se quiser fazer compras vá para a Hondori Street. Use o Ulmon City Maps to Go que você não se perde. Funcionou muito bem lá.



ILHA DE MIYAJIMA



Um dos passeios mais interessantes para se fazer em Hiroshima. Não deixe de ir.

Ela está no Post dos Bate e Voltas Imperdíveis.




Japão, o destino da moda






Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page