ISTAMBUL, TURQUIA - CORES, SONS E TEMPEROS
- masf125
- 26 de out. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2019

Istambul é atordoante. Ruas cheias, coloridas, barulhentas. No centro histórico, levas de pessoas em calçadas estreitas andam em meio a lojinhas de souvenirs, tapeçarias, docerias e restaurantes. Na praça principal, a exuberância da Aya Sofia e da Mesquita Azul. Muitos mercados, lojas de chás, temperos. Som do alcorão nos alto-falantes. Comida picante. Tudo tendendo ao muito, esta é a cidade.
Chegando ao aeroporto, use um táxi ou contrate um transfer, já pode deixar contratado pela internet ou pelo hotel. Não se assuste, é assim mesmo, parece uma eternidade até chegar ao centro. Avenidas congestionadas, trânsito caótico. Estou na Turquia? Sim, porque de repente, após uma curva, uma mesquita imensa, linda. Minaretes, uma cidade forrada de minaretes. Aí você começa a se alegrar.
Reserve uns três dias. Se não se importar com lugares muito movimentados, escolha um hotel em Sultanahmet. Os hotéis são pequenos por lá, alguns muito simples, mas você estará no bairro histórico e fará praticamente tudo a pé. Se acaso quiser se deslocar para locais mais distantes, pegue os bondes de superfície.
Use sapatos confortáveis porque há ladeiras e mesmo tudo sendo perto você vai se cansar muito. Roupas mais discretas, é claro. Para as mulheres é adequado uma blusa menos decotada, uma saia mais comprida, respeito aos costumes locais e sempre um echarpezinho dentro da bolsa para cobrir a cabeça quando entrar nas mesquitas. Nelas também se entra descalço, os sapatos ficam na entrada. Eles não somem lá fora mas dá trabalho encontrá-los depois, portanto uma sacolinha para ficar com eles é mais prático. Mulheres desacompanhadas ainda são abordadas pelos homens nas ruas procurando conversa, mas apenas isso, finja que não está entendendo nada e vá se distanciando, não há problemas.

Na hora de comer, não terá dificuldade, há muitos restaurantes. Quase todos servem comida típica local mas há regiões da cidade em que você terá comida ocidental, se preferir. Peça os patês e os pães de entrada, são ótimos. Não há muita coisa diferente para se escolher mas sempre há alguma carne ou massa. A comida é picante, se você não gostar, é só solicitar que não coloquem pimenta em seu pedido. Para acompanhar, água, suco ou refrigerante. Bebida alcoólica? Nem reparei se tinha. Depois é passar em uma das inúmeras docerias típicas espalhadas em toda a cidade. Lindas, elas vendem basicamente dois tipos de doces, o Baklava, que são os folhados com frutras secas, pistaches e regados com mel (delicia) e o Lokum, doces em barras de vários sabores, parecidos com uma goma. Ou quem sabe um sorvete. Há sorveteiros na porta de alguns comércios, com trajes coloridos, que vendem um sorvete de uma consistência diferente e que ficam brincando com os clientes na hora de servir. Você entenderá. Chás? Muitas lojas com uma variedade incrível. Vários pós que são dissolvidos diretamente na água e você compra por gramas. Entre nas lojas e os experimente. São ótimos. Depois, nas praças, difícil resistir ao cheiro das castanhas assadas, vá lá, compre um saquinho, sente em um banco e saboreie a cidade.
PRAÇA SULTANAHMET - O coração de Istambul

Você irá passar por ela muitas e muitas vezes e admirá-la em todas elas. Irá fotografá-la muito. Ampla, bonita, ela abriga as duas principais mesquitas da cidade. Jardins, fontes, muitas pessoas, crianças brincando e, em determinados horários, o canto do Alcorão em alto falantes.
Olhe para a Aya Sofia, a viista é lindíssima. Atravesse a praça e vá para a Mesquita Azul. Volte. Visite a Cisterna Basílica. Explore o comércio ao redor. Sente na praça e fique olhando o movimento. É uma das melhores coisas a se fazer por lá.

MESQUITAS IMPRESSIONANTES
A Aya Sofia é belíssima. Construida entre 532 e 537 como uma catedral católica foi convertida em mesquita em 1453 e atualmente funciona como museu. Em frente à praça Sultanahmet, ela rouba o cenário. Visite seu interior com atenção. Tire muitas fotos. Vá para a praça e a admire sua imponência. É a melhor recordação que você levará da cidade.
Atravessando para o outro lado da praça, está a Mesquita Azul (Sultanahmet Mosque). Mais jovem que a Aya Sofia, foi construída entre 1609 a 1616 e impressiona pela grandiosidade da construção. Seu interior é enorme e é recoberto por azulejos com predominância da cor azul.
Em toda a cidade você vê minaretes. Há muitas, muitas mesquitas. Quando caminhar, vá entrando nelas, mesmo nas pequenas. Entre em todas que puder, sempre há um detalhe para admirar.
TOPKAPi - O Palácio dos Sultões


Perto da Aya Sofia encontra-se o Topkapi Palace. Um complexo de construções em meio a jardins. Foi a residência dos Sultões otomanos por quatro séculos e hoje funciona como um museu. Lá você verá salas, jóias, roupas, armas, objetos históricos e religiosos. Atenção especial ao Tesouro Imperial, que expõe jóias com exuberância de pedras preciosas. Há também o Harém, talvez um pouco aquém das expectativas da nossa imaginação. Era o local em que o sultão vivia com sua família, esposas e concubinas; tudo guardado por eunucos. O ingresso para o harém é cobrado à parte.
O Topkapi é visita obrigatória. Fecha às terças-feiras.
MERCADOS - Hora de pechinchar
Não pense em fazer compras em Istambul sem pedir um desconto. Faz parte da compra. Você olha, gosta e começa a regatear.
Muitas comprinhas, já que tudo é mais ou menos barato. Coisas coloridas, enfeites, tecidos, artigos em vidro, couro, echarpes, olhos gregos, doces, chás...
Bazar principal? O Grande Bazar, um dos maiores mercados cobertos do mundo. Uma infinidade de lojas. Tem de tudo. Nem sempre os preços são mais em conta que em lojas do centro mas a variedade é imensa. É mais ou menos dividido em setores. Preste atenção para guardar aquelas lojinhas em que você quer voltar depois, são muitas ruas e o movimento de pessoas lá dentro é intenso. Tem casas de câmbio no local e algumas lojas fazem o preço em euros com boa cotação. Dê também uma olhada nas ruas em volta do bazar. Dá para ir a pé da região de Sultanahmet com uma boa caminhada.
Também interessante é pequeno Bazar Egipcio ou Bazar de Especiarias. O bazar em si é pequeno mas há bastante comércio ao redor voltado para os habitantes da cidade.

Em Sultanahmet, há várias lojas com artigos regionais voltados para o turista.
Lugar para compras é o que não falta
SHOPPINGS
Quer um shopping center? Um dos maiores shoppings da Europa está lá. Istambul Cevahir (www.istanbulcevahir.com), mais de 340 lojas em seis andares. Quer mais? Metrocity http://www.metrocity.com.tr/en/, Akmerez (www.akmerkez.com.tr), Kanyon – estação de metrô, Levent M2 (www.kanyon.com.tr), City's – estação de metrô Osmanbey M2 (www.citysnisantasi.com).
Uma rua de compras? Avenida Istiklal. Lojas, restaurantes, cafés. Os preços não são lá tão bons mas é um lugar para se conhecer.
Tudo, é claro, se você quiser descansar um pouco das mesquitas.
Comments