PAMUKKALE, TURQUIA - UM LUGAR INUSITADO
- masf125
- 5 de dez. de 2018
- 3 min de leitura
Atualizado: 30 de abr. de 2019

No interior da Turquia um lugar surpreendente, uma montanha de pedra branca com piscinas naturais de águas azuis. Uma montanha tão clara que você precisa tirar os sapatos para não sujar as pedras. E no alto desta colina, as ruinas de uma cidade romana. É, é isso mesmo. Esse lugar se chama Pamukkale, “Castelo de Algodão” e a cidade, Hierápolis, “Cidade Sagrada”. Este é um dos lugares mais visitados do país. Vale a pena a viagem. Não dá para perder uma das paisagens mais incríveis que você irá conhecer.

Para isso, vá para Denizli, a menos de 20 km de Pamukalle. A cidade é pequena e sem atrativos, então é só para dormir mesmo. Se chegar de ônibus vindo de outras cidades do interior, a estação intermunicipal fica no centro e é de lá também que partem os ônibus para Pamukalle. O aeroporto de Denizli (Çardak) fica fora e um pouco distante (45 minutos a uma hora) mas tem ônibus (Bay Tur) que faz esse trajeto. Se informe dos horários com antecedência. De Istambul, o vôo é de cerca de uma hora. De algumas cidades, pode-se fazer um passeio de um dia pelo local. Se ficar em Denizli, pode se hospedar perto da estação, não é um local muito simpático, mas como eu disse, é só para dormir mesmo.


Vá cedo para Pamukkale e passe o dia por lá. Se for verão, leve roupas leves, boné, roupas de banho (dá para usar sunga e biquini), óculos de sol, protetor solar. Isso mesmo, vá bem paramentado. E não se esqueça de sapatos muito confortáveis ou tênis. Chinelos para ir até a beira da montanha também é interessante, já que você terá que entrar na montanha e piscinas descalço. Cabe mais alguma coisa? Lanchinho, água... Não se preocupe, você terá lugar para se trocar e armários para guardar suas coisas, mas isso só pra entrar nas piscinas.

Se for de ônibus público, pegue o microônibus (Dolmus) na plataforma 76 do terminal rodoviário, abaixo da dos ônibus intemunicipais. Eles partem mais ou menos a cada 20 minutos. Quando chegar em Pamukalle, desça na entrada no alto da montanha para conhecer primeiramente as ruínas de Hierápolis. As ruínas se estendem pelo alto da montanha por uma extensão bem grande. Vale a pena conhecê-la toda e caminhar (prepare as pernas) até o Teatro Romano. A cidade foi construída no século II a.c., próxima às piscinas termais. Acreditava-se que aquelas águas tinham poder rejuvenescedor. Hierápolis é bem conservada e interessante.


No final desta visita você chegará a uma área estruturada com vestiários, armários, banheiros e lojinhas. Lá você poderá trocar sua roupa para um traje de banho (dá para usar um biquíni comportado sim), visitar, se quiser, a Antique Pool, “Piscinas da Cleópatra” (atração paga, dê uma olhada e veja se interessa a você), e ir às piscinas naturais da montanha. Leve uma sacolinha para colocar seus sapatos porque lá só pode entrar descalço. Prepare-se para boas fotos mas não se iluda porque o lugar é bastante cheio. No verão dá para entrar nas piscinas, a água é morna e azulada. Após isso tudo, volte para se trocar e pegar suas coisas, desça a montanha e saia pelo portão inferior. Aí você encontrará um pequeno vilarejo com vários restaurantes e lojas. Lá é onde você pegará o ônibus da volta. Bem, é meio complicado saber onde o ônibus para, mas essa é a única dificuldade do lugar. Passeio lindo.
Comments