top of page

TÓQUIO - O TRADICIONAL E O MODERNO

  • masf125
  • 16 de jul. de 2019
  • 8 min de leitura

Atualizado: 5 de mar.



Descobrir Tóquio no Japão é uma experiência estimulante. É uma cidade de contrastes, movimento, tecnologias, toques provincianos, organização, repeito e religiosidade. Abra sua mente e prepare-se para essa viagem.


ORGANIZANDO SUA VIAGEM


Primeiro, calma, não se desespere. Abrir um mapa de Tóquio, montar um roteiro, escolher onde se hospedar, pode parecer complicado, mas apenas faça de conta que não é o Japão e tudo começa a ficar mais fácil, ou pense sim, que é o Japão e que qualquer local que você escolher para se hospedar será conveniente porque todos os lugares são seguros e o sistema de transporte é muito bom. Agora, é claro, que é mais interessante escolher os hotéis mais próximos ao centro (Shibuya, Shinjuku) ou próximo à Tokyo Station ou outra estação de trem para estar perto de tudo e não gastar muito tempo nas conduções, mas como isso nem sempre é conveniente financeiramente, dá para escolher outras boas regiões para você se hospedar. Metrô tem em todos os lugares, com uma malha extensa e com uma infinidade de linhas e estações. Também tem a boa possibilidade de trens urbanos tão eficientes quanto o metrô. Então vamos lá, abra o mapa. Olhe onde fica a região de Shibuya. A partir daí vá vendo as linhas de metrô ou trem que partem de lá e escolha os bairros que lhe interessam. Olhe para os pontos turísticos, facilidade de acesso ao aeroporto e comércio local. Só um pouquinho de paciência, ok? Agora olhe os hotéis. É bom escolher os hotéis pelo mapinha porque tem muito e muito hotel por lá. Muitos hotéis são de redes, algumas que você nunca ouviu falar porque são japonesas. Para quem é mais inseguro escolha um desses hotéis porque o padrão costuma se manter nas várias unidades. Não se assuste com o tamanho dos quartos, um hotel de preço mediano tem um quarto minúsculo mas muito bem equipado. Não é porque você vai colocar sua mala debaixo da cama, conforme orientação do próprio hotel, que você não estará confortável. Esqueça os seus padrões de espaço e sinta-se feliz com esse novo jeito de se hospedar. Você irá se apaixonar pelo silêncio, pelas camas confortáveis, pela limpeza, pelos sanitários e pelas comodidades que os hotéis oferecem. Não sendo muito exigente você se hospedará bem e por um preço razoável. Faça as reservas com boa antecedência para conseguir melhores preços.


CHEGANDO EM TÓQUIO



Planeje como você irá chegar ao seu hotel. Dei uma explicação dos primeiros passos no post Japão, Sem Medo de Mergulhar, mas vamos dar uma orientação novamente. Saindo da área de desembarque internacional, tanto no aeroporto de Narita quanto o de Haneda, logo em frente tem os guichês em que são vendidos os bilhetes para os transportes públicos que você usará em Tóquio. Alguns bilhetes só são vendidos para turistas estrangeiros.

Comprados os bilhetes, siga as indicações para o transporte que você irá usar. Você vai ficar só mais ou menos perdido mas no aeroporto é fácil conseguir informações. Se tiver um Japan Rail Pass aproveite e já faça a validação do mesmo no balcão da JR no caminho dos trens. Peça para colocar o dia em que fará o primeiro uso dele.

Depois é só seguir para o hotel da maneira que for mais conveniente para você, trem ou metrô. São várias opções e você já tem que estar com seu trajeto pronto. Como você estará com as malas, olhe com antecedência qual a melhor saída da estação de metrô para o seu hotel. Sempre tem um elevador meio escondidinho nas estações e se não quiser subir escadas, procure por ele. Na rua, sem problemas, Tóquio é um dos melhores lugares para você andar com uma mala. Ruas planas, bem cuidadas e muitas vezes sem meio fio.


METRÔ E TRENS


É assim que você vai andar pela cidade. São 13 linhas de metrô, muitas estações, várias entradas e um pouco de confusão se você for distraído. Como funciona: são duas companhias de metrô (Toei Subways e Tokyo Metro) e uma de trem (JR Yamanote), funcionando independentemente. Se for trocar de uma linha para outra em companhias diferentes, terá que sair da estação em que está e pagar mais uma passagem. Como em uma viagem você não quer complicação, fica mais fácil e barato comprar passes que valem para todas as linhas. Várias opções, os recarregáveis (Suica e Pasmo), o Tokyo Free Kippu que dá direito a um dia em todas as linhas (dia de uso e não 24 horas), os bilhetes de metrô de Tóquio (24, 48 e 72 horas, válidos apenas nos metrôs), o Tokunai Pass apenas para os trens (não vale muito a pena). Os bilhetes avulsos são comprados nas maquininhas e os valores dependem da estação de destino. Os passes de metrô de Tóquio são bem vantajosos já que é o que você vai usar mais. Você pode comprá-los nos aeroportos e nas principais estações. Como você já deve ter seu roteiro pronto, aproveite e compre o que precisar logo que chegar no aeroporto porque vão falar inglês com você. Se optar pelos passes recarregáveis, que também incluem trens, compre o Suica nas estações JR ou o Pasmo nas estações de metrô. Os dois podem ser reembolsáveis quando não for mais usá-los mas do Suica se cobra uma taxa.

Passes na mão, aplicativo de metrô no celular, atenção e paciência. As linhas são diferenciadas por letra e cor e as estações por números. Não fique com vergonha se você ficar um pouco perdido. É um outro esquema mas logo você pega o jeito, ok? E, mesmo não falando japonês, tente pedir informações para os funcionários das estações sempre que precisar, mesmo que haja dificuldade de comunicação.

E lembrando, transporte público no Japão é local de silêncio. Quase ninguém conversa e quando o faz é bem baixinho e apenas o essencial. Todo mundo respeita o lado certo nas escadas rolantes e as filas para entrar nos vagões. Atender o celular nem pensar. Portanto, é bom ir se acostumando.



CONHECENDO A CIDADE


picture of Imperial Palace in Tokyo

Bem, como a cidade é grande, melhor fazer um roteirinho com suas prioridades. Não é uma cidade que você vai conhecer a pé, os pontos turísticos não ficam tão perto, o transporte público lhe leva a todos os lugares mas isso demanda tempo e troca de linhas, portanto faça um esquema prático de deslocamento para o dia. Tóquio tem opções para todas as idades e gostos. Procure os passeios com os quais você se identifique mais e tente aproveitar ao máximo tudo o que a cidade tem para oferecer. Conheça as várias regiões com suas diferenças. Vá aos centros comerciais. Ande pelos bairros mais tradicionais, os modernos. Visite templos, um mercado de rua, um museu, um parque. Entre em um pachinko hall para um jogo eletrônico. Misture-se com a multidão. O importante em Tóquio não é nem visitar locais mas vivenciar a cidade, prestar atenção aos detalhes e ao jeito diferente que esta população interage. O mais legal é apenas estar lá. Mesmo assim, darei umas dicas de algumas coisas que se pode fazer. Ficarão algumas de fora mas é que as opções são muitas e o melhor é você descobrir a cidade ao seu jeito. E, não se esqueça do mapa offline em seu celular ou um acesso à internet (usei a Airalo).



Shibuya- Sabe aquele lugar que é a imagem que você tem de Tóquio? Muita gente atravessando as ruas, prédios, lojas, painéis de neon. Shibuya é imperdível, principalmente à noite quando as luzes se acendem. Vá no final do dia, faça umas compras, aproveite para comer em seus diversos restaurantes e espere anoitecer. Mas se prepare para o movimento. Rua principal? A Center Gai.


Shinjuku- Outro bairro legal, ao lado de Shibuya, tem de tudo, shoppings, lojas de departamentos (depato), restaurantes e a estação de trem mais movimentada do Japão. Lugar bom para fazer compras. Se der, dê uma passada no parque Shinjuko Gyoen e descanse um pouquinho.


picture of Senso-ji Temple in Azakuza, Tokyo, Japan
Templo Senso-Ji em Asakusa

Asakusa – Uma das regiões mais tradicionais da cidade. Lotada de turistas é lá que fica o templo Senso-ji, um dos mais famosos da cidade. O portal de entrada do templo fica bem próximo ao metrô. Após, a rua Nakamise-dori, cheia de lojinhas com comida e souveniers. É lá que você vai comprar suas lembrancinhas. No final da rua, o templo, com seus incensos, japonesas em trajes típicos e muita religiosidade. Estando em Asakusa ande também pelas ruas de comércio da região e visite o rio Sumida.


Parque Ueno – Tire um período inteiro para visitar o parque. Ele tem quatro museus, incluindo o Museu Nacional de Tokyo, que é o maior do Japão; templos, jardins e zoológico (Ueno Zoo). Local agradável e bonito. Visite o templo Toshogu, o santuário Gojoten. Além do Museu Nacional, tem o de Arte Ocidental, o Metropolitano de Arte e o de Ciência. Após o parque, se quiser comer, vá para o mercado da rua Ameyoko, antigo mercado negro durante a segunda guerra mundial, hoje com lojas populares e restaurantes. Passeio completo.


picture of Toshogu Templo in Ueno Park in Tokyo, Japan
Templo Toshogu no Parque Ueno



Picture of Ueno Park in Tokyo, Japan
Jardins e Museu Nacional de Tóquio






Mercado de Toyoso - antigo mercado de Tsukiji que mudou de lugar. Inaugurado em 2018 em instalações bem mais modernas. Você encontra vários tipos de comida, principalmente peixes e frutos do mar. As lojas de rua do mercado de Tsukiji continuam abertas. O lugar era muito legal. Vamos ver como fica agora.



Ruas de Harajuko, Tóquio, Japan
Ruas de Harajuku


Harajuku- Bairro bastante movimentado da cultura jovem. A turma do cosplay se encontra lá. Vale a pena dar uma passadinha. Ao lado da estação Harajuku tem o Parque Yoyogi e o Santuário Meiji.


Roppongi- é o local que tem uma vida noturna mais animada com muitos bares e clubes noturnos



Museu Edo-Tokyo
Museu Edo-Tokyo

Museu Edo-Tokyo (fechado temporariamente para reforma) - é um museu de instalações modernas que fala sobre a história de Toquio. É uma imersão na história e cultura japonesas, inclusive com as mudanças no comportamento social. Você vê as evoluções nas casas, roupas, alimentação. Se é para escolher

um museu para visitar, vá nesse, mesmo os que não são fãs de museus provavelmente irão gostar. Ali perto dele tem o Ryogoku Kokujikan, um estádio enorme onde acontecem os campeonatos de sumô. Junto a ele, o Museu do Sumô.




picture of Easten Gardens in Tolyo, Japan
East Gardens

Palácio Imperial - Fica em um jardim bem bonito (East Gardens) perto da Tokyo Station. Na verdade, você vê o palácio por fora. Os jardins muito bem cuidados com vistas para prédios modernos da cidade é que são a melhor atração.


Ginza
Ginza

Compras - tudo bem, não dá para se comprar muito, mas pelo menos uma coisinha diferente naquelas lojas que tem de tudo, dar uma espiada nas incríveis lojas de eletrônicos, nas livrarias de mangás, ver alguma roupa. Zonas de comércio em Shinjuku, Shibuya; centro comercial de lojas de luxo em Ginza e eletrônicos, games e mangás em Akibahara.








HORA DE COMER



É bom você gostar de comida japonesa porque é basicamente o que você vai encontrar na maior parte do tempo. Opções é que não faltam. Muitos restaurantes, redes de ramen, sushis de esteira e uma infinidade de lojas de conveniência com comidas prontas. Você terá muitos restaurantes pequenos, apenas com algumas mesas e muitas vezes balcão onde você se senta para comer. No começo você estranha mas quando prova a comida fica feliz porque geralmente a qualidade é muito boa. Cardápios com desenhos e vitrines com maquetes dos pratos facilitam bastante. Para os lanches e refeições rápidas no quarto do hotel, invista nas conveniências, bastante variedade, coisas frequinhas e preços razoáveis. Os sashimis são caros e tem que procurar restaurantes que servem o prato. O mercado de Toyoso é um bom lugar para visitar e comer algumas coisas mais típicas, principalmente peixes e frutos do mar. Vários lugares vendendo um monte de coisas diferentes que muitas vezes não identificamos mas que podem ser boas surpresas, experimente. Preços médios.


Sushi de esteira
Sushi de esteira





Comments


© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page